Charutinho (embrulhar o bebê na manta): existem riscos para o bebê?

Pé chato na criança | Dr. Luiz de Angeli
Pé chato na criança: como corrigir?
fevereiro 1, 2022
Legg-Calvé-Perthes | Dr. Luiz de Angeli
LEGG-CALVÉ-PERTHES: Ficar sem pisar no chão funciona mesmo?
maio 5, 2022

O que é o Charutinho?

O Charutinho é um técnica utilizada em recém nascidos para acalmá-los e fazê-los dormir. Ela consiste em enrolar o bebê em uma manta, restringindo o movimento dos membros. Desta forma, a criança se sente segura – reproduzindo a situação em que se encontrava dentro do útero – e tende a acalmar-se e dormir mais facilmente.

Charutinho (embrulhar o bebê na manta) | Dr. Luiz de Angeli

Exemplo de um recém nascido envolto em uma manta. Está hábito também é apelidado no Brasil de Charutinho.

Apesar de este hábito poder ajudar os pais a colocar as crianças para dormi, sabemos que há um risco importante para os quadris das crianças. Discutiremos isso no próximo tópico.

Existem riscos para o bebê?

Apesar de o Charutinho ter benefícios no que diz respeito ao sono dos bebês, pouco se fala na internet sobre os riscos ortopédicos que podem ser trazidos por esta prática. Por exemplo, o digitar no Google o termo “Charutinho bebê”, quase todos os artigos falam sobre os benefícios do método. Contudo, sabemos que há um importante risco associado ao uso deste método: o risco da Displasia do Desenvolvimento do Quadril, também conhecida como Luxação congênita do Quadril. 

Por que o Charutinho pode deslocar o quadril do bebê?

Ao nascimento, os bebês apresentam um contratura em rotação externa, flexão e abdução dos quadris. Ou seja, membros inferiores ficam posicionados semelhante à postura das pernas de um sapo (veja a figura abaixo).

Por que o Charutinho pode deslocar o quadril do bebê? | Dr. Luiz de Angeli

Esta posição faz com que os quadris das crianças se desenvolvam de maneira adequada. As contraturas musculares e capsulares se resolvem espontaneamente com o tempo, ao passo em que o quadril fica mais estável.

Ao embrulhar o bebê em uma manta apertada, as perninhas do bebê assumem um posicionamento que é exatamente o contrário da posição fisiológica. O posicionamento nestes casos é em Adução, Extensão e Rotação Interna dos quadris. Este posicionamento pode causar o deslocamento dos quadris em crianças que já possuem quadris mais instáveis ao nascimento (veja a figura abaixo).

Por que o Charutinho pode deslocar o quadril do bebê? | Dr. Luiz de Angeli

Existem estudos que comprovam essa associação?

 Sim, todas as afirmações realizadas nos parágrafos anteriores são baseadas em evidências científicas. O website do International Hip Dysplasia Institute – organização não governamental formada por cirurgiões de todo o mundo com a finalidade de realizar pesquisas e disseminar conhecimento relativo à displasia dos quadris na infância – disponibiliza uma declaração baseada em evidências que alerta sobre os riscos do Charutinho.

Dentre as informações contidas nesta declaração, estão:

  • Envolver os bebês em mantas com os quadris esticados aumenta o risco de displasia e luxação (deslocamento) dos quadris;
  • Os quadris e joelhos dos bebês devem ficar livres quando os mesmos são enrolados em mantas ou lençóis;
  • Existem evidências de que a posição dos quadris após o nascimento influencia no desenvolvimento dos quadris;
  • Existem evidências de que em tribos que carregam os seus bebês em Slings ou Cangurus o índice de displasia dos quadris é menor;
  • Existem evidências de que tribos que carregam seus bebês com os quadris estendidos tem índice maior de displasia dos quadris;
  • No Japão, em 1975, uma política pública para mudar o hábito de realizar o charutinho nos bebês diminuiu os índices de displasia dos quadris de 3.5% para menos de 0.2%;
  • Dentre outras informações relevantes.

Existe uma forma segura de fazer o Charutinho sem prejudicar os quadris dos bebês?

 A resposta é sim! Felizmente, existe uma forma segura de realizar o Charutinho nos bebês, de modo que os quadris não são colocados em risco.

A dica é simples: os braços podem ser enrolados e presos normalmente, porém, as pernas e os quadris devem ficar soltos para serem movimentados pela criança livremente.  Ao colocar a manta sobre as pernas, certifique-se de que não há nenhuma restrição para a movimentação dos quadris e joelhos.

Veja os vídeos abaixo para aprender a fazer o Charutinho (Swaddling) de forma segura (Safe-Swaddling):

E os sacos de dormir para bebês, são seguros?

 Um dos produtos que podem ser encontrados atualmente são os sacos de dormir para bebês. Existem vários modelos disponíveis na internet. Geralmente, eles são mais estreitos na região dos braços e mais largos na região das pernas.

Exemplo de sacos de dormir para bebês.

Exemplo de sacos de dormir para bebês.

O que os pais e mães devem julgar é se as pernas estão realmente livres quando o saco de dormir está fechado. E isso não tem escapatória: só conseguimos ver provando o produto!

A dica aqui é: caso o saco de dormir cause qualquer restrição de movimentação dos membros inferiores ele não deve ser utilizado!


Referências:


FAQ

1. O que pode acontecer se o quadril do bebê ficar fora do lugar?

Neste caso, estamos falando da luxação dos quadris na infância. Caso isso ocorra, a criança poderá necessitar de um procedimento cirúrgico para recolocar o quadril no lugar. Mesmo assim, em alguns casos, o paciente pode evoluir com um problema futuro chamado de Artrose do Quadril, necessitando de uma cirurgia maior na idade adulta denominada Prótese de Quadril.

2. Usar Slings e Cangurus também causa problemas?

Pelo contrário, algumas referências sugerem que o posicionamento adequado com os quadris em “M” durante a infância pode ser benéfico para a prevenção da displasia dos quadris. Não existem evidências de que o uso destes dispositivos possa prejudicar o desenvolvimento das crianças quando são utilizados por curtos períodos de tempo.