Luxação Congênita do Quadril ou DDQ
julho 25, 2018
Tratamentos com Gesso que pode Molhar (Gesso Sintético)
setembro 11, 2018

Correção de Deformidades


As deformidades que acometem os membros inferiores nas crianças podem ser de dois tipos:

• Congênitas – quando o recém nascido já possui a deformidade
• Adquiridas – quando a criança desenvolve uma deformidade ao longo da vida

As principais causas de deformidades congênitas dos membros inferiores são a Hemimelia Tibial, Hemimelia Fibular, Pseudoartrose Congênita da Tíbia, Deformidade Posteromedial da Tíbia e as Deficiências Femorais.

Além destas patologias, um conjunto de sinais a que denominamos Artrogriposes, em que as crianças nascem com articulações rígidas, também é responsável por um número significativo das deformidades congênitas.

Estes pacientes necessitam do acompanhamento do Ortopedista Pediátrico desde o início da vida, para que seja traçado um plano de tratamento. Nas deformidades mais graves, é muito provável que em algum momento do crescimento sejam necessárias intervenções cirúrgicas.

Já as principais deformidades adquiridas são a Tíbia Vara de Blount, deformidades causadas pelos Raquitismos e pela Osteogênese Imperfeita, além das sequelas de trauma e sequelas de infecções.

As Osteotomias com utilização de placas ou hastes (dispositivos de fixação interna) e as Osteotomias com utilização de Fixadores Externos estão entre as técnicas que utilizamos para correção destas deformidades. Além delas, podemos lançar mão das Epifisiodeses.

Os Fixadores Externos circulares (também chamados de Fixadores Externos do tipo Ilizarov) permitem ao médico realizar correções em vários planos, e são extremamente úteis nas deformidades mais graves.

É importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo Ortopedista Pediátrico para que seja decidido quando e como realizar intervenções que beneficiem os pacientes e seus familiares.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil