Sequelas de Fraturas
julho 17, 2018
Epifisiodeses
julho 23, 2018
Sequelas de Fraturas
julho 17, 2018
Epifisiodeses
julho 23, 2018

Diferença de Tamanho das Pernas


Em muitas ocasiões, é comum que os pais procurem os Pediatras ou mesmo os Ortopedistas com dúvidas em relação à diferença de tamanho das pernas dos seus filhos. Em relação a esta queixa, utilizamos o termo médico “Discrepância de Comprimento dos Membros Inferiores”.

Se formos avaliar pessoa por pessoa, é extremamente raro que encontremos alguém que seja exatamente igual dos dois lados, direito e esquerdo. Isto se refere tanto ao tamanho, largura ou mesmo características do rosto dos indivíduos. Quase todos nós possuímos uma mão com dedos mais grossos que o outro, um pé maior que o outro, ou um braço mais forte que o outro...

A grande pergunta é: quando isso começa a ser um problema? Como visto em outros artigos aqui do site, dependendo da variação de tamanho, das características das perninhas, e dos sintomas das crianças, estas variações começam a ser encaradas como uma doença, e necessitam de tratamento.

Variações sutis, geralmente menores que 1 centímetro de diferença, e que não causam dores ou outras alterações, geralmente não precisam ser abordadas, apenas necessitam de seguimento.

Contudo, alterações maiores, com diferenças de tamanho significantes, que eventualmente podem gerar até uma Escoliose Compensatória, devem ser investigadas para que se descubra a causa, permitindo um tratamento adequado se necessário.

Patologias como o Fêmur Curto Congênito (Deficiência Femoral), “Luxação Congênita do Quadril” (Displasia do Desenvolvimento do Quadril - DDQ), Síndrome de Proteus, Hemimelia Fibular e Deformidade Póstero-Medial da Tíbia são alguns exemplos de doenças que se apresentam desta maneira. Eventualmente, não é possível identificar uma causa exata para o problema, e assim denominamos esta diferença de tamanho como “Idiopática”.

Na dúvida ou suspeita desta alteração, é interessante buscar a orientação de um Ortopedista Infantil para avaliar a criança. Exames como a Radiografia Panorâmica dos Membros Inferiores e a Escanometria ajudam a identificar a diferença de tamanho e muitas vezes a causa do problema em questão.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil