Pés para dentro
fevereiro 16, 2018
Displasia do Desenvolvimento do Quadril
junho 20, 2018

Doença de Legg-Calvé-Perthes


A Doença de Legg-Calvé-Perthes é uma necrose avascular da cabeça do fêmur, que acontece nas crianças. Esta doença geralmente acomete pacientes de 4 a 8 anos de idade do sexo masculino. É uma doença grave que necessita de diagnóstico precoce e acompanhamento pelo Ortopedista Infantil, para que se obtenham os melhores resultados.

Nos casos em que o Ortopedista identifica fatores de bom prognóstico – ou seja, casos onde a chance de bons resultados são grandes – opta-se pelo tratamento conservador. Esta conduta basicamente consiste em retirar o peso do membro afetado (utilizando muletas, andador ou cadeira de rodas) e fisioterapia para manutenção do movimento do quadril.

Em casos em que a perspectiva é de mau prognóstico, nós possuímos algumas opções cirúrgicas. Estes casos geralmente acontecem em crianças acima de 6 anos de idade, e que apresentam deformidade grande da cabeça do fêmur com restrição de movimento do quadril.

As opções cirúrgicas são:
• Tenotomia do Adutores - quando cortamos o tendão da parte interna da coxa e aplicamos um aparelho gessado para deixar os quadris abertos,
• Osteotomia do Fêmur - quando cortamos o osso da coxa para melhorar a posição do quadril
• Artrodiastase com Fixador Externo - quando utilizamos um aparelho por fora da pele do paciente para melhorar a posição da cabeça do fêmur e descomprimir o quadril.

O julgamento de qual cirurgia deve ser indicada caso o paciente necessite do procedimento é individual - deve ser avaliada caso por caso. Fatores como idade da criança, aceitação da família aos métodos, fase da doença em que o paciente se encontra e capacidade de adesão no pós operatório, dentre outros, devem ser discutidos com os pais para que o melhor tratamento seja escolhido.

Novos métodos de tratamento estão sendo estudados, mas ainda estão em fase experimental. No futuro, é provável que tenhamos mais opções de tratamento para que os resultados da doença sejam cada vez melhores.

* O projeto de Doutorado do Dr. Luiz de Angeli é sobre a Doença de Legg-Calvé-Perthes.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil