Esta técnica cirúrgica consiste no fechamento da placa de crescimento para corrigir uma deformidade ou uma diferença de tamanho dos membros. Esse fechamento pode ser parcial – o que chamamos de hemiepifisiodese – ou total – o que chamamos de epifisiodese.
A grande vantagem desta técnica é que a cirurgia é muito menos invasiva e menos dolorosa para o paciente do que as técnicas que envolvem as osteotomias, ou seja, quando devemos cortar os ossos para reposicioná-los por meio de placas, hastes ou fixadores externos.
As principais deformidades que corrigimos com esta cirurgia são os “joelhos tortos” ou “pernas tortas”(Genu Varo e Genu Valgo) e as diferenças de tamanho entre os membros inferiores. Contudo, também podemos lançar mão desta cirurgia para correções nos tornozelos, pés, punhos e quadris.
Os pacientes que mais se beneficiam com esta cirurgia são pacientes que tem deformidades leves ou moderadas e que possuem pelo menos mais 2 anos de crescimento pela frente.
É importante salientar que as indicações da cirurgia são individualizadas para cada caso, e não é possível generalizar para quais doenças ou deformidades exatamente a técnica pode ser utilizada sem antes examinar o paciente.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil