Diferença de Tamanho das Pernas
julho 19, 2018
Fraturas Agudas
julho 24, 2018
Diferença de Tamanho das Pernas
julho 19, 2018
Fraturas Agudas
julho 24, 2018

Epifisiodeses


Esta técnica cirúrgica consiste no fechamento da placa de crescimento para corrigir uma deformidade ou uma diferença de tamanho dos membros. Esse fechamento pode ser parcial – o que chamamos de hemiepifisiodese – ou total – o que chamamos de epifisiodese.

A grande vantagem desta técnica é que a cirurgia é muito menos invasiva e menos dolorosa para o paciente do que as técnicas que envolvem as osteotomias, ou seja, quando devemos cortar os ossos para reposicioná-los por meio de placas, hastes ou fixadores externos.

As principais deformidades que corrigimos com esta cirurgia são os “joelhos tortos” ou “pernas tortas”(Genu Varo e Genu Valgo) e as diferenças de tamanho entre os membros inferiores. Contudo, também podemos lançar mão desta cirurgia para correções nos tornozelos, pés, punhos e quadris.

Os pacientes que mais se beneficiam com esta cirurgia são pacientes que tem deformidades leves ou moderadas e que possuem pelo menos mais 2 anos de crescimento pela frente.

É importante salientar que as indicações da cirurgia são individualizadas para cada caso, e não é possível generalizar para quais doenças ou deformidades exatamente a técnica pode ser utilizada sem antes examinar o paciente.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil