O especialista em Ortopedia Pediátrica, também chamado de Ortopedista Infantil ou Ortopedista Pediatra, é o profissional mais indicado para identificar e tratar problemas ortopédicos nas crianças.
O especialista em Ortopedia Pediátrica é capacitado para realizar o tratamento de várias doenças ortopédicas com ou sem cirurgias. Lembramos que um dos papeis mais importantes do especialista é justamente o que realmente constitui um problema, diferenciando alterações fisiológicas das não fisiológicas, e indicar – ou não – intervenções para o paciente.
Lembramos aqui que a criança não é um “adulto pequeno”. As doenças e condições presentes na infância são únicas e diferem das dos adultos. Por isso, a avaliação de uma criança por um sub-especialista pediátrico é muito mais efetiva do que a de um médico que trata adultos, mesmo em outras áreas da medicina – como reumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, etc.
O Ortopedista Infantil é formado para conseguir avaliar a criança como um todo, e não só onde a família relata a queixa. Por exemplo, a marcha com os pés para dentro, geralmente é causada por uma alteração rotacional do quadril fisiológica. Entretanto, os pais relatam que o problema é nos pés. Portanto, o especialista deve avaliar a criança, literalmente, da cabeça aos pés para descobrir onde se encontra o problema e orientar os pais.
Uma das dúvidas mais comuns em relação à especialidade é esta: será que um ortopedista pediátrico atende até qual idade? Será que atende bebês pequenos de dias de vida? E adolescentes mais velhos, próximo dos 18 anos?
O Ortopedista Infantil é formado para atender bebês, crianças e adolescentes de qualquer idade. Inclusive, ainda é capacitado para realização de tratamentos e cirurgias de eventuais sequelas de doenças da infância, como por exemplo o Pé Torto Congênito, mesmo em adultos. Como as doenças da infância e adolescência diferem das doenças dos adultos, muitas vezes o Ortopedista Infantil pode ter mais conhecimento para tratar as sequelas em pacientes mais velhos.
Dr. Luiz de Angeli avaliando uma de suas pacientes, que é filha de sua amiga e sócia, a Dra. Renata Paulos, no dia 05/02/2020. (Fonte: Arquivo Pessoal. Foto publicada com autorização da Dra. Renata Paulos)
O Ortopedista especialista em crianças é o profissional mais indicado para avaliar os problemas ortopédicos na infância, justamente por ter a capacidade de avaliar o paciente como um todo. Logo, orientamos que, caso haja necessidade de avaliação de qualquer questão ortopédica na infância, o paciente seja encaminhado ao Ortopedista Infantil.
Entretanto, algumas doenças que ocorrem na infância eventualmente necessitam da avaliação de outros profissionais especializados, como no caso de problemas complexos das mãos e da coluna.
A equipe do Dr. Luiz no Núcleo de Ortopedia Especializada é completa e, sempre que necessário, os Especialistas em Ortopedia fazem avaliações complementares para tratar os pacientes da maneira mais precisa.
É relevante lembrar que nem tudo deve ser tratado com cirurgia! Pelo contrário, o especialista em Ortopedia Infantil avalia cada caso para poder realizar o tratamento mais adequado, e este, na maioria das vezes, não é cirúrgico.
O Dr. Luiz Renato Agrizzi de Angeli é médico especializado em Ortopedia Pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou Fellowship em Ortopedia Pediátrica nos hospitais Shirley Ryan Abilitylab e Ann & Robert H. Lurie Children’s Hospital of Chicago, nos Estados Unidos.
Foi preceptor do Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da USP por 2 anos e atualmente é médico colaborador do Grupo de Ortopedia Pediátrica da Universidade de São Paulo (USP), atuando na assistência à saúde, ensino e pesquisa. Além disso, é autor de capítulos de livros e artigos científicos.
É membro do International Perthes Study Group (IPSG), atuando ativamente na produção de conhecimento para o entendimento da doença de Legg-Calvé-Perthes.
É médico do Corpo Clínico do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês, atuando também em outros hospitais de São Paulo para realização de cirurgias.
O Dr. Luiz também atua como revisor da revista científica internacional Journal Of Children’s Orthopaedics, da Sociedade Europeia de Ortopedia Pediátrica.
Dr. Luiz de Angeli (mais à direita) atuando com sua equipe em uma cirurgia para Luxação Congênita do Quadril. O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso dos procedimentos cirúrgicos.
Não, esta não é a recomendação mais adequada. Sabemos que as consultas de rotina devem ser feitas com o Pediatra do paciente. Contudo, sempre que o pediatra indicar, ou houverem dúvidas, o Ortopedista Infantil deve ser consultado.
Sim, o Ortopedista Pediátrico é habilitado para realizar o tratamento clínico dos pacientes, assim como as cirurgias quando indicadas. Além disso, o tratamento das fraturas na infância também é realizado pelo Ortopedista Pediatra.